segunda-feira, 7 de março de 2011

PREFEITURA DE ALFENAS PROÍBE O USO DE SERPENTINAS METALIZADAS

Alfenas se junta às cidades do Sul de Minas e proíbe venda de serpentina

O prefeito de Alfenas, Luiz Antônio da Silva, assinou nesta terça-feira (01), decreto municipal de nº 383, que proíbe o uso da serpentina metalizada nas comemorações públicas inclusive no carnaval, mesmo em ambientes internos e externos.



A partir da tarde desta quarta-feira (02), com a publicação do decreto, fiscais da prefeitura iniciaram a fiscalização nas lojas que comercializam os materiais e se estenderá também durante as comemorações do carnaval e o alvo da fiscalização será o uso pelos foliões.

Devido aos acontecimentos ocorridos no pré-carnaval na cidade vizinha, de Bandeira do Sul, várias cidades do sul de Minas como: Poços de Caldas, Muzambinho e Cabo Verde adotaram essas medidas de prevenção, proibindo o uso e a comercialização de serpentina metalizada.
O decreto foi assinado três dias após o acidente que matou 15 pessoas eletrocutadas e deixou mais de 50 feridos no município de Bandeira do Sul, onde o produto provocou um curto-circuito na rede elétrica.

O material pode ter sido o causador do acidente em um cabo de média tensão, que se rompeu e encostou em um trio elétrico.
Os foliões do carnaval antecipado daquela cidade que estavam no caminhão receberam uma corrente de cerca de 8.000 volts e aconteceu o trágico acidente que comoveu não só a região do Sul de Minas como o país, por meio de veiculação dos telejornais diários.

Ontem, a Assembléia Legislativa aprovou requerimento para exigir um veto em definitivo ao produto, através de seus deputados que se posicionaram a favor do recolhimento de serpentinas metálicas das prateleiras do comércio e a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte aprovou em caráter de urgência, o envio de solicitação ao Procon Estadual e ao Instituto Nacional de Metrologia, Imetro - Normalização e Qualidade Industrial para adoção das medidas a serem tomadas, no âmbito estadual e a proibição do produto.

Após estes acontecimentos, o decreto da Prefeitura de Alfenas, foi além e proíbe a distribuição, venda e uso, mesmo que de efeito visual, de serpentinas metalizadas, confetes metalizados, lança-serpentina entre outros objetos similares, em comemorações públicas, em ambientes externos, dos festejos carnavalescos de 2011, na Praça Getúlio Vargas e demais locais públicos do município.

Serpentina Metalizada

Artefato formado por um tubo de ar comprimido com aproximadamente 20 cm além de confetes e ou serpentinas feitas de papel metalizado. Ao acionar a base do tubo no sentido anti-horário o conteúdo é liberado. Em média, esses equipamentos conseguem lançar confetes até oito metros de altura, mas há modelos mais potentes que alcançam 30 metros.
As informações que constam nas embalagens, geralmente, são de que o material não contém pólvora ou outro componente perigoso.
Alguns fabricantes alertam na embalagem, que o uso não deve ser feito próximo à rede elétrica. Vários modelos não constam sequer o selo do Instituto Nacional de Metrologia e o Inmetro - Normalização e Qualidade Industrial.

Ministério Público e as Prefeituras preocupadas com os acontecimentos em Bandeira do Sul se unem para evitar qualquer acidente nas festividades da semana do carnaval em Alfenas.

Assessoria de comunicação organizacional da 18ª Cia PM Ind

Nenhum comentário:

Postar um comentário