segunda-feira, 13 de junho de 2011

RESOLUÇÃO 294 DO CONTRAN REGULARIZA O USO DO XENON


A Resolução 294 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) determina que desde quinta-feira (1º de janeiro) só podem trafegar com farol de xenônio os veículos que tenham sistema de ajuste da altura das lâmpadas, de acordo com a inclinação das vias e limpador automático do farol. A norma também indica que a única cor de luz permitida é a branca.

Atualmente, apenas alguns modelos importados – como da BMW, Audi, Mercedes e Volvo – estariam dentro lei, pois trazem de fábrica o ajuste de altura e os lavadores. Segundo Alfredo Peres da Silva, presidente do CONTRAN, o mecanismo de regulagem é necessário quando há desníveis na pista ou sobrecarga no porta-malas.

A lâmpada de gás xenônio são mais potentes do que as convencionais. A medida visa a impedir que uma sujeira no farol ou um buraco na pista façam o facho de luz ofuscar a visão dos outros motoristas.

Para se ter uma idéia da intensidade da luz de xenônio, seu brilho equivale ao do sol durante a maior parte do dia. Algo entre 5.500 K e 6.000 K – o “K” refere-se a escala Kelvin, medida de temperatura também empregada nesse tipo de lâmpada.

Para atenuar que toda essa claridade incida diretamente nos olhos dos demais condutores, os veículos com xenônio de fábrica possuem um sensor que diminui a intensidade da luz e até direciona o seu foco para o chão ao captar a luz do carro em sentido contrário. “Os kits vendidos no mercado não trazem esse diferencial. Oferecem apenas a simples troca da lâmpada”, explica Carlo Augusto Giuseppe Filippin, professor de Engenharia Mecânica da UFPR.

O proprietário que usar os faróis de xenônio sem as adaptações poderá ser multado em R$ 127 e ter o veículo apreendido. Alguns carros importados que oferecem o farol de xenônio de fábrica, além do regulador e limpador automático, poderão circular normalmente.

Fonte: CONTRAN/NF
Site :/www.logado.info/noticias/contran-restringe-o-uso-do-farol-de-xeno 

Em Machado
Em breve a Polícia Militar na cidade de Machado estará realizando blitz educativa no sentido de orientar os proprietários que estarão com seus veículos em desacordo com a Resolução.

3 comentários:

  1. NAO COMCORDO COM ISSO NAO
    A COR AZUL É A MAIS BONITA QUE A BRANCA !!!!!
    ASS:TODOS QUE GOSTYAO DE CARRO.

    ResponderExcluir
  2. Receio que o uso do Xenon não tem a atrapalhar em vias publicas, ou seja, dentro do município de Machado/MG pois a tendencia do Xenon certamente uma iluminação muito potente atrapalha em rodovias, pois a velocidade dos veículos que trafegam sobre a pista são altas, nunca ocorreu se quer um acidente em Machado pelo uso do Xenon, ao envés de multar os candidatos que não estão aptos a conduzir, vão multar a cultura de quem ama automóveis, o XENON é introduzido como "belo" um acessório bonito de aparência diferenciada e cara! (pelo amor de Deus, vamos a DEMOCRACIA).

    ResponderExcluir
  3. não concordo com o uso do xenon, o porque é muito simples, ao dirigir a noite e cruzar com um carro ekipado com este item o motorista recebe grande parte deste foco no proprio rosto, ficando muitas vezes sem visão alguma, é bonito? sim, fica mais claro as vias ? sim, mas só é bom para quem tem , os demais são prejudicados e correm o risco de acidente, sou a favor de no maximo uma lampada efeito xenon e somente no farol baixo e regulado.Espero não ter ofendido ninguem! estamos num pais burocrático.

    ResponderExcluir